Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Nação valente, ao sul

Odeleite Cabeça do dragão azul

Nação valente, ao sul

Odeleite Cabeça do dragão azul

08 Jul, 2015

UE: poder de máfia

Na novela em que se transformou a relação entre as instituições da UE e o governo grego, haverá responsabilidades das duas partes. Em certo sentido, parece um diálogo de surdos. O Eurogrupo a não ceder na seu receituário, e a Grécia a procurar contestá-lo, porque só piora a situação do paciente.

Sabendo-se que como diz o ditado, a corda parte sempre lado mais fraco, o extremar de posições acabou por colocar a Grécia entre a espada e a parede. O oxigénio conseguido com o referendo, deu algum ânimo ao governo do Siriza a nível interno, mas pouco parece ter influenciado os chamados credores ou financiadores. Estes não agem de acordo com valores democráticos e muito menos com sentimentalismos.

A lógica dos mercados é o lucro. E esta é a ideologia dominante, assumida pelas lideranças europeias. Na situação actual as instituições políticas da UE funcionam como uma máfia, que impõe aos estados membros uma regra de obediência sem contestação. Se algum procurar opor-se ao poder do "padrinho" tem que ser neutralizado. Tem os ingredientes para acabar mal. E se não acabar, significa que a Grécia prestou vassalagem à máfia. Nem que seja para ganhar tempo. 

MG