Síndrome OLX
hierophont
De há três anos para cá Portugal já perdeu a ANA (aeroportos) a EDP, a REN, os CTT, a CGD Seguros, a Martifer. Para chineses, burgueses e outros malteses. Na calha está o estratégico sector das águas. Talvez para chineses e outros malteses. A troco de uns patacos. Os vendedores do país têm o síndrome do OLX. Pensam que tudo em que se mexe se transforma em ouro.
Foi o que aconteceu com os quadros de Miró. Alguma das luminárias ao serviço dos vendilhões deve ter dito: estão no espólio do BPN umas telas com uns rabiscos; para os obcecados pela arte isto deve valer algum dinheiro; toca a vender. Mas como se é património público terá comentado um assessor, timidamente? Que se lixe, os fins justificam os meios. Contacte-se um marchand de arte e faça-se o negócio por debaixo da mesa.
É assim que agem os vendilhões. Foi assim com as jóias da coroa. Porque não havia de ser com uns rabiscos inúteis. Vai ser assim com tudo o que se transforme em cifrão. Quando não restar nada vendem os pins da lapela. A alma se alguma vez a tiveram foi vendida há muito tempo.
MG