O voto real
Quem analisar a campanha eleitoral pela informação que passa na comunicação social fica com uma ideia linear: o PS está a fazer uma má campanha e a coligação uma campanha óptima; o António Costa todos os dias comete erros,enquanto a dupla Passos/Portas são de uma proficiência total.
Vamos a factos. O PS apresentou um programa elaborado com rigor, onde estão apresentadas, com rigor, as medidas que vai aplicar. O programa da Páf é uma folha em branco.O programa do PS tem sido escrutinado até à exaustão. Nunca vi questionar a inexistência do programa Páf. O que António Costa diz é analisado o lupa e criticado porque sim e porque não. Passos e Portas mentem todos os dias com todos os dentes e passam incólumes entre os opinion makers.Em suma ser honesto e verdadeiro é defeito, ser mentiroso é virtude.
As sondagens a metro invadem as estações televisivas com actualizações quase ao minuto. Temos um país em constante sondagem. A Páf com uma excepçao vai aparecendo à frente. Com base nesses valores aleatórios discute-se o real e traçam-se cenários. A realidade está prisioneira da especulação. Mas a verdadeira sondagem faz-se no dia 4 de Outubro. Está nas nossas mãos o voto real. Vamos votar.
MG