Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Nação valente, ao sul

Odeleite Cabeça do dragão azul

Nação valente, ao sul

Odeleite Cabeça do dragão azul

Todas as idades têm o seu encanto. Na infância a inocência. Na juventude a ingenuidade. Na idade adulta a maturidade. Na velhice a experiência. Grosso modo e de uma maneira simplista. Estou na fase da experiência o que  significa que já passei por todas as outras, com mais ou menos variantes. Cada caso é um caso.

Eu, sempre acompanhado da minha experiência, de alguma inocência e de ingenuidade quanto baste, mantenho o antigo ritual de me sentar na mesa de um café a tomar uma bica. É o lugar ideal para rever todas as fases da vida. Por ali passam desde netos a avós. E por mais discretos que quisermos ser, não se conseguem evitar trocas de olhares, sem descriminação de género e idades. Confesso que me atraem mais os femininos.

No posto de observação vou observando, passe a redundância. Há os permanentes, os que por ali param todos os dias, replicando sempre os mesmos gestos. Um bom dia, um sorriso passageiro, uma bebida, uma revista cor de rosa. Pedaços de vidas ocultas nas suas alegrias e nas suas tristezas. Há os ocasionais, que entram e saem deixando um rasto de indiferença. Trocas de olhares rápidos, fugazes, momentâneos. Vêem e vão como um cometa apressado.

Hoje entrou uma jovem na idade madura. Desconhecida, desenvolta, andar seguro, sorriso enigmático. Aproximou-se do balcão e libertou os olhos dos óculos de sol. Não fui a tempo de travar o meu olhar na procura do seu. Olhos indiscretos que voam sem a minha autorização. Encontraram-se como num acaso programada. Obriguei o olhar atrevido a fixar-se nas imagens inertes de uma revista de fofocas. Em vão. Mal me distraí ei-los insubordinados em silencioso solilóquio com o olhar da dama.

Vi-a sair e segui-lhe a silhueta. Os cabelos soltos e frisados esvoaçavam com o vento reflectindo os dourados do sol.  Entrou num escritório em frente. Voltou para comprar uma garrafa de água. Mil interrogações. Não me atrevo a desvendá-las. Aquele olhar não me sai da cabeça. Ansio revê-lo. Todas as idades têm o seu encanto, mas dava-me jeito recuar duas ou três décadas. Ai se dava.

MG