Estofo de campeão, uma ova
O derby entre Sporting e Benfica terminou com um empate. Tendo em conta as diferenças de orçamento e de craques o Sporting devia estar rejubilante. Mas pasme-se. Quem rejubilou, com grande festa, foi a equipa do Benfica. Os leões saíram tristes, mesmo muito tristes, porque tiveram o jogo ganho, porque o mereciam ganhar e porque o perderam no último segundo, numa jogada de muita infelicidade.
O clube da águia, sendo grande, jogou como equipa pequena. Metida no seu campo, medrosa, cautelosa, apostou todas as fichas no empate. Estranho comportamento de uma equipa de estrelas que estava a defrontar um colectivo de jovens da formação leonina. Diz-se que foi uma vitória do tacticismo assumido. Podem dizer o que quiserem. Para mim foi o jogo de um grupo sem estofo de campeão.
O facto de liderar o campeonato não significa que o mereça. Essa posição foi conseguida graças a acasos, ajudas e muita sorte. Ao contrário do ditado, neste caso, a sorte tem protegido o timorato. Este campeonato, se o ganhar, ficará registado nas estatísticas, mas a função mais nobre do futebol que é proporcionar espectáculo e gerar emoções foi desvalorizada.
MG