Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Nação valente, ao sul

Odeleite Cabeça do dragão azul

Nação valente, ao sul

Odeleite Cabeça do dragão azul

07 Mar, 2011

Expansões



 

O julgamento da boa ou má governação só é feita com total propriedade e um mínimo de isenção pela História. Com efeito, apenas um distanciamento considerável e mesmo este sujeito a alguma subjectividade, permite separar o trigo do joio. É neste sentido que hoje se incensam aqueles que foram responsáveis pela expansão marítima de quinhentos, mas na época é preciso dizê-lo, foram muito criticados por diversos sectores da sociedade.

 

Quando vejo e com toda a legitimidade fazer criticas à actual governação, procuro inseri-las nas clivagens politicas, sociais e até corporativas que dividem a sociedade, e por isso valem o que valem: são abordagens apaixonadas, transitórias, muitas vezes revanchistas, com margem elevada de erro de análise e sujeitas a incorrecções.

 

Pessoalmente, subjectivamente, estou convencido que esta governação com decisões certas e erradas,  passará  no juízo da História. Explico porquê: deixa uma obra considerável na renovação da produção de energia, com uma aposta  ganha na implementação de energias limpas e renováveis e está no caminho certo no investimento nos carros eléctricos. Noutra vertente e numa altura em que o eixo Berlim-Paris hegemoniza os destinos da Europa, marginalizando ostensivamente os pequenos países periféricos, é correcta a politica governativa de procurar diversificar as relações comerciais com países de outros continentes em franco desenvolvimento. Constitui um regresso ao passado numa perspectiva século XXI e com positivas repercussões no futuro. Salvaguardadas as devidas distâncias, podemos estar perante uma nova expansão, que se devidamente concretizada pode como a de quinhentos, libertar-nos dos horizontes limitados de uma Europa indefinida. É, em suma, a melhor forma de defender a autonomia e a independência fora de um  contexto de absorção subtil e mais perigoso que os que sofremos em séculos anteriores. E isto para além de interesses mesquinhos e imediatos merece ser valorizado.

 

MG

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.