Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Nação valente, ao sul

Odeleite Cabeça do dragão azul

Nação valente, ao sul

Odeleite Cabeça do dragão azul

18 Fev, 2011

Utopia e realidade

O que aconteceu de concreto na chamada revolução jasmim?A queda do presidente ditador, a promessa de eleições daqui a alguns meses e a tentativa de milhares de tunisinos de entrar em Itália para usufruir do eldorado europeu.

 

Uma coisa é a justa crença em utopias e a outra é a crua realidade. A prosperidade ocidental levou séculos a construir, com muitos avanços e recuos. A prosperidade não se decreta, constrói-se. A  construção da sociedade de bem estar não se faz com um ou outro protagonista, mas com mudança de estruturas. Concentrar toda a raiva numa personalidade, esquecendo que o erro está no sistema é pura ilusão. É por estas e por outras que não embandeiro em arco, como muitos comentadores de barriga cheia, que vêem nestes movimentos do mundo árabe, os amanhãs que cantam.

 

A mudança nos países passa por alterações profundas não apenas na política, mas também na economia e nas mentalidades. É um processo que exige paciência, inteligência e tempo, sem esquecer as conjunturas externas num mundo cada vez mais globalizado. 

 

Zé Cavaco

 

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.