Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Nação valente, ao sul

Odeleite Cabeça do dragão azul

Nação valente, ao sul

Odeleite Cabeça do dragão azul

11 Fev, 2011

Luz e escuridão

candeeiro de petróleo

 

candeia de azeite

Na minha infância a diferença entre o dia e a noite era muito acentuada. Era quase o alfa e o ómega. O dia representava a luz, a vida; a noite a escuridão, o sono, espécie de antecâmara da morte. A escuridão asustava-me remetia-me para medos inexplicáveis, para perigos escondidos, nas profundezas da consciência.  Essa coisa do progresso chamada electricidade não tinha chegada às recônditas aldeias de um país adiado. A bruxuleante luz de uma candeia ou de um candeeiro a petróleo que alumiava a tenebrosa noite, apenas  afastava os fantasmas da imaginação no pequeno raio da sua fraca luminosidade. Mas, em contraponto, que prazer existia em admirar o céu e as suas estrelas numa noite luarenta. 

Lâmpada Incandescente - Edison

 

A vitória da luz sobre a escuridão chegou com o advento da electricidade. Esse milagre de  prolongar o dia artificialmente viveu primeiro dentro do espírito iluminado de Thomas Edison e depois transferiu-se para o quotidiano das populações como uma  realidade quase natural. Com a sua genialidade, conseguiu aprisionar a luz  num filamento de carvão dentro de uma ampola de vácuo. Deve-se-lhe ainda a construção do primeiro dínamo de alta potência, o gerador de vácuo e ainda outras invenções nas áreas da comunicação e da imagem. Tem no seu currículo mais de mil invenções. 

 

Edison está ligado ao início da Era da Electricidade, pré-história da sociedade tecnológica que hoje possuímos. Para as gerações século XXI  a dicotomia luz escuridão é quase inexistente. Os medos escondidos nos mistérios da noite escura já não povoam as suas mentes. O avanço nas tele comunicações alargou horizontes, a técnica de fixar o passado em imagens libertou a memória, o mundo compartimentado tornou-se numa aldeia global. O planeta pós Edison está a anos luz dos séculos anteriores. Progresso e bem estar associados na evolução da humanidade. Falta inventar a luz que ilumine a escuridão que ainda povoa o interior da mente universal.

 

MG  

 

 Thomas Edison inspecionando um carro elétrico em 1913.

 

 Thomas Edison e o telefone 1913.

 Frankenstein: Filme produzido nos Edison Studios.