Revista do ano de 2010 - Janeiro HAITI
I
Um sismo de grandes e terríveis proporções atingiu este país. Para além da calamidade natural inevitável e imprevisível, é preciso lembrar a situação de precariedade em que vive a maioria dos seus habitantes: pobreza extrema, habitação deplorável, serviços inexistentes. E isto ao contrário do cataclismo, seria evitável se o sistema económico que domina o mundo fosse mais justo.
II
As primeiras imagens do terramoto mostram uma população completamente abandonada, entregue a si própria e sem meios para responder à situação: não se vislumbra a existência de um Estado, nem uma réstea de protecção civil, nem uma migalha de qualquer serviço público de apoio. Apenas gente desamparada e entregue a si própria. E isto também é consequência do cinismo que governa o mundo.
III
Três dias depois, a comunidade internacional começa, finalmente mexer-se . Entretanto quantas vidas que poderiam ser salvas se perderam ?quanto sofrimento poderia ter sido evitado? E que isto sirva de reflexão aos poderosos do mundo. Esta e outras tragédias poderão ser minimizadas se houver a coragem de criar um sistema que distribua a riqueza de forma mais equitativa.
mateus