As duas meninas de Mirandela
Mirandela é uma cidade portuguesa concerteza. Situada nas margens do rio tua singulariza-se pelos seus monumentos. A conhecida ponte velha que já foi romana e agora é românica. Tem muitas capelas, igrejas, fontes, solares. Tem a particularidade de ter um monumento às mães e originalidade de ter a estátua menina e pomba. "Estátua em que uma menina – símbolo de pureza, de beleza e de inocência - segura uma pomba - símbolo da Paz - atributos que se associam à cidade e concelho de Mirandela."
A cidade transmontana tem agora outro monumento seguramente muito mais conhecido no país real. Bruna Real, esculpida policromicamente pela destreza de um anónimo fotógrafo nas páginas do play boy. Mas quantos escultores não gostariam de a ter eternizado na beleza da pedra. Miguel Ângelo não o desdenharia seguramente.
Mirandela tem agora duas meninas, dois símbolos: a menina da pomba, pureza e inocência e a menina desnuda dos suportes virtuais, retorno à inocência perdida dos tempos do paraíso. E como diz o ditado,vale mais uma imagem que mil palavras.
MG