Em Roma sê romano
foroelsalvador.blogia.com
Vitor Ângelo escreveu na Visão um artigo sobre xenofobia onde constata que esse comportamento começa a assumir proporções elevadas na Europa. Acontece que este continente se habituou a viver de acordo com valores que tem séculos de evolução humanista. Não evoluíram nessa direcção povos de origem islâmica ou islamizados. Muitos instalaram-se no velho continente e para aqui trouxeram a sua maneira de viver.
Da minha formação herdada genética e culturalmente do humanismo cristão, sobressai em primeiro lugar ,o espirito de tolerância em relação a outros povos e culturas. Admito as diferenças e respeito-as. Considero que esses povos têm o direito de praticar a sua religião. É salutar que mantenham usos e costumes.
Da mesma forma espero desses povos que respeitem os princípios e os valores civilizacionais do países que os acolheram e lhes deram oportunidade de melhorarem as suas condições de vida. Espero mais que cumpram as regras de conduta comuns dos europeus. Se assim não for corremos o risco de ver os valores da civilização ocidental, para mim mais abertos e tolerantes, ser submergidos por maneiras de ser e estar mais arcaicos, o que não deixaria de ser um retrocesso civilizacional. A tolerância e o respeito devem ser reciprocos mas o que vemos muitas vezes é esses povos tentarem manter costumes que acabam por se sobrepor aqueles que milenarmente fazem parte da cultura ocidental. Não se pode levar à letra o ditado "em Roma sê romano", mas não se deve confundir tolerância com permissividade sem regras.
MG