Tango Solitário
Esta é a história da mentalidade tuga. Esta é a história de uma personagem de novela mexicana. Esta é a história de uma directora escolar que primeiro diz não e depois diz sim. Esta é a história de como dar o golpe do baú.Esta é a história de uma dama que se quer apoderar de uma escola, contra a vontade de todos os seus profissionais.
Esta é uma história que está a ser escrita, mas que ainda não se concretizou. Esta história podia e devia acontecer no Faroest. Esta história que não pode acontecer e só merece ter um fim: o caixote do lixo das histórias.
Nesta história não há lei nem grei. Nesta história há oportunismo e descaramento. Nesta história não há honra, não há princípios, nem há verticalidade. Nesta história desce-se ao mais baixo nível da degradação humana: esqueleto de gelatina.
Era uma vez uma escola que não queria dançar o tango com outra escola. Mas mesmo sem par esta avançou para a dança. Afinal para dançar o tango já não são precisos dois. Este fenómeno aconteceu na republicana e socialista vila de Alenquer, mas podia ter acontecido noutro sítio qualquer, porque esta é uma verdadeira originalidade tuga.
Às vezes interrogo-me se valeu a pena tanto sangue derramado, tanto suor perdido, tantas lágrimas desperdiças para fazer uma nação valente. Às vezes duvido que exista um nobre povo. A minha esperança é que estes maus exemplos sejam a excepção e não a regra.
MG
PS Aos encarregados de educação, aos alunos da ESDG pede-se que estejam alerta. Não deixem degradar uma escola de qualidade.