Fado Português
O regime salazarista caiu com o 25 de Abril. O salazarismo continua presente, porque salazarismo para além de um sistema político e económico é um estado de espírito inculcado na mentalidade nacional durante 40 anos. A humildade submissa, quase canina, a aceitação acrítica do destino, a crença em salvadores da pátria sem reflexão, a obediência incondicional sem indignação, a incapacidade de discernir entre caminhos alternativos, o analfabetismo funcional, fazem parte da herança ideológica do regime deposto. E estão bem vivos nos comportamentos políticos dos cidadãos. Foi fácil estabelecer e aplicar as normas de um regime democrático. Mais difícil é mudar as mentalidades que só a médio prazo podem ser alteradas.
Este espírito de submissão cimentado durante décadas explica, em parte, o resultado das eleições. Garantiu a sobrevivência da ditadura do Estado Novo, e permitiu que um Governo que fez recuar o país, económica e socialmente, para os finais do século xx, que desrespeitou direitos adquiridos com total insensibilidade, voltasse a ser eleito. Esta é a vitória do Portugal salazarento que se contenta com a sopa do Sidónio. Ou como escreveu Miguel Torga, é vergastado e depois ajoelha. Só a evolução longa das mentalidades permitirá que este povo viva em pleno a liberdade.
E o que é mais preocupante é que esse espírito continua a ser propagado pelos ideólogos de matriz salazarista, travestidos de democratas que pululam na comunicação social. Por isso não me espanta quando dizem que as escolhas do povo são sábias. Podem ser sábias, mas apenas enquanto expressão do reino da ignorância.