Portugueses com P grande
"Como tenho dito e repetido, não somos um país pequeno nem, muito menos, menor. Esqueçamos esse velho complexo de inferioridade. Temos uma voz que pode e deve ser ouvida. Para mais, quando estamos, talvez pela primeira vez na história, em convergência estratégica, com Espanha, com histórias paralelas que nos honram. Países atlânticos e mediterrânicos, com zonas económicas exclusivas, das maiores da Europa, tendo um espaço lusófono de 240 milhões de falantes, e hispânicos de 550 milhões, com elites culturais, artísticas, científicas e universitárias, entre as novas gerações, de grande nível. O que não é pequena coisa. Temos, pois, um peso na União Europeia que não devemos menosprezar."
"Os portugueses estão descontentes
4. Talvez mais do isso: estão inseguros quanto ao seu futuro, zangados e a deixar-se invadir pelo pessimismo. De novo a comunicação social tem culpas no cartório. Tem alguns profetas da des- graça de serviço, comentadores amargos e frustrados que, todos os dias, aparecem nas televisões a descarregar uma bílis contagiante sobre os telespectadores."
Não escrevi estas palavras mas subscrevo-as na integra. Há muito que defendo, como se pode comprovar(1), neste Blog as ideias aqui expressas. E tenho manifestado a minha indignação contra os "profetas da desgraça de serviço, comentadores amargos e frustrados que, aparecem nas televisões a descarregar bílis". Por serem escritas no DN, por uma personalidade com o currículo de Mário Soares, (2) mostra a pertinêcia das minhas análises e deixa-me orgulhoso por saber que não estou só. Afinal ainda há políticos lúcidos neste país. Afinal ainda há Portugueses... e não apenas portuguesitos.
MG
1 Nos testos, Diáspora, Profetas do medo, Nau em mar encapelado, Portugal tem futuro, A Europa tem futuro, Portugal é viável entre outros
2 Pode ler o artigo de Mário Soares em http://dn.sapo.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1583057&seccao=M%E1rio%20Soares&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco