Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Nação valente, ao sul

Odeleite Cabeça do dragão azul

Nação valente, ao sul

Odeleite Cabeça do dragão azul

17 Mai, 2010

Sonho irreal

Estava eu metido nas minhas tamanquinhas quando  

Batem , batem, levemente

como quem chama por mim... (1) 

Fui abrir e: 

-Tanta honra...sou apenas um cidadão vulgar e desconhecido...não sou deputado,nem crítico, nem comentador ,nem fazedor de opinião pago ao minuto.. 

- As  honrarias são de quem as merece...não de quem as procura. 

-Mas,eu, senhor, que fiz para as merecer? 

- Apenas uma coisa: sensibilidade e bom-gosto . 

- Senhor, modéstia à parte, podeis escolher entre tantas "luminárias". Até pululam na blogosfera. 

 

- Não conheço tais modernices. Decidi que serás tu e espero que não me desiludas. Entra nesta nave do tempo e  vem comigo até à Renascença. Quero que vejas um tempo de entrega  a causas , a valores e que se expressa na procura da beleza, da perfeição. Onde, ainda, se cultiva o espirito e se valoriza a criatividade. Parti deste mundo,em 17 de Maio de 1510 , há meio século e que vejo  de continuação desse projecto generoso do humanismo..Quase nada!

 

Entro nessa nave de cores genuínas e explendorosas . Ao comando está, o meu estranho visitante, Botticelli. Juntos percorremos as ruas dessa Florença mítica. fervilhante de vida :Vejo, in loco, os modelos que serviram de inspiração ao artista, sinto a alegria estampada nos rostos abertos daquelas gentes. esqueço-me da avidez, da cobardia, da denúncia, da bufaria, da inquisição moderna... 

De repente, ouço um som estridente e metálico... acordo e estou, de novo, no mundo-cão...é  apenas um sonho, mas como diz o poeta(2) o"sonho comanda a vida". Esfumada a ilusão, na minha mente persistem algumas belas imagens. Aqui as deixo para quem tiver sensibilidade para as admirar e se não acredita em sonhos, esqueça. Foi apenas um momento de loucura.

 

1-Gil

2-Gedeão

MG