DEMITIR PASSOS COELHO
euacuso.b
O senhor presidente da FIFA referiu-se ao jogador de futebol Cristiano Ronaldo de uma forma grosseira. Designando-o como o "outro" procurou num registo pretensamente humorístico desvalorizá-lo. Contrariamente à onda de patriotismo que por aí circula considero que lhe saiu o tiro pela culatra. Acabou por valorizar Ronaldo e se desvalorizar a si próprio. Na mesma linha de raciocínio também não acho que as alusões ao jogador português atinjam todos os portugueses. Ronaldo é apenas um cidadão em cerca de dez milhões. O que atinge um cidadão mesmo mediático e competente na sua profissão não pode atingir toda uma nação. E nem deve sequer atingir o mundo do futebol. Este mundo é representado por milhares de praticantes desconhecidos que dão o seu melhor pela modalidade. Além disso Ronaldo está a fazer de forma correcta e exemplar a sua defesa. Sem dramatismos e sem qualquer tique de "patrioteirismo". Mal vai a nação que transfere para os ombros de uma individualidade, mesmo simbolicamente, a honra nacional. Assim a petição para demitir o senhor Blatter parece-me um exercício exagerado de defesa da pátria. Nem acredito que tenha qualquer resultado prático. Acho até que há assuntos mais prementes e relacionados com o desrespeito aos portugueses e que merecem o consumo das nossas energias. É por isso que defendo ser mais útil e necessário lançar uma petição para demitir Passos Coelho. Se alguém mais credenciado o quiser fazer tem o meu total apoio, De qualquer modo lanço aqui as bases dessa petição.
PETIÇÃO
O senhor Passos Coelho, primeiro-ministro do Governo Português, desrespeitou os portugueses quando negou conhecer o PEC IV. Voltou a desrespeitar quando justificou a votação do seu partido com o facto de não se poder aplicar a austeridade que nele estava expressa, vindo a aplicar no exercício de funções governativas essa e muita mais. O senhor Passos Coelho continuou a desrespeitar os portugueses quando se fez eleger primeiro-ministro com promessas de não aumentar impostos, diminuir salários, cortar subsídios, baixar, retoactivamente, pensões, e fez, precisamente, o contrário. O senhor Passos Coelho desrespeita Portugal e a sua Constituição violando os seus princípios. Assim, para bem da integridade, da independência e da coesão nacional vamos demitir o senhor, Passos Coelho.
Mateus Gonçalves
PS - Espero que Catarina Osório, gestora dos destaques Sapo, dê a esta proposta de petição o mesmo espaço que está a dar à petição Blatter, apesar de ser lançada num blog dos "distritais", futebolisticamente falando.
Ortografia antiga