Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Nação valente, ao sul

Odeleite Cabeça do dragão azul

Nação valente, ao sul

Odeleite Cabeça do dragão azul

 

A mensagem que políticos, jornalistas, comentadores, analistas, passam na comunicação social sobre os professores é falsa. Os professores não são  profissionais irresponsáveis que querem prejudicar os alunos. Antes pelo contrário. Se há no sistema de ensino quem se preocupe com os alunos, com as suas dificuldades, com os seus problemas são os professores. Fazem muitas vezes, papel de pais, de psicólogos, de confidentes, de orientadores. Atirar professores contra alunos, isto é, dividir para reinar, é uma prática ignóbil que vem sendo seguida pelo Governo e que tem implicações na coesão nacional.   

 

Hoje, desceram a Avenida da Liberdade em Lisboa, cerca de cinquenta mil professores. Fizeram-no com sacrifício. Fizeram-no com prejuízo da vida familiar num dia de fim de semana. No dia dezassete farão greve perdendo um dia  de salário. Se os alunos não puderem fazer exame nesse dia fá-lo-ão noutro.  Há muita vida para além dos exames, que são apenas uma pequena parte de um longo processo de ensino. Colocar os exames como o alfa e o ómega  da educação é como confundir a árvore com a floresta. Não perceber isto, é uma demonstração de total ignorância.

 

Ao contrário do que se pretende fazer crer, os professores assumem a sua luta conscientemente. Não são paus mandados de interesses obscuros de  dirigentes sindicais. Lutam contra o aumento da carga horária, contra a chamada restruturação que cinicamente significa despedimento. Mas lutam, também, pela defesa da escola pública, pelo ensino de qualidade, por turmas viáveis, pelo apoio a alunos com maiores dificuldades. Lutam, portanto, não apenas por si mas pela educação de todos. Lutam em suma pelos alunos.  

 

MG 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Naçao Valente 20.06.2013

    No governo não gostam nem de pais, nem de filhos, isto é não gostam de pessoas. Se fosse possível substituí-las por robôs seria o ideal. Devo ter endoidado pois começo a acreditar que eles não são pessoas.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.