Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Consenso e com senso

por Naçao Valente, em 18.04.13

Consenso e com senso,pronunciam-se da mesma maneira mas escrevem-se de forma diferente. Gramaticalmente designam-se palavras homófonas. Consenso aponta no sentido de conseguir acordos através do diálogo. Com senso aplica-se à faculdade de apreciar, de julgar, de ter juízo. Podemos assim e através do casamento das duas ideias encontrar a fórmula de congregar contrários. Mas a que propósito vem toda esta arenguisse? Não é concerteza para transformar este espaço em palco de análise gramatical. Não temos dedos para tocar essa guitarra. Estas palavras vêm à baila a propósito da entrada na ópera bufa em que se transformou o governo Passos/Gaspar, de um personagem chamado Poiares Maduro.

 

Poiares Maduro, ilustre nos meios académicos, mas desconhecido no palco da política entrou pela boca de cena. Foi-lhe entregue a importante pasta de coordenação do governo. É apresentado na comunicação social como uma espécie de salvador da honra do convento de S.Bento. Destacou-se, porém, com a utilização da palavra consenso. Disse, quem fez a contabilidade, que a usou doze vezes na sua curta intervenção, na conferência de imprensa do governo. Consenso com tudo e mais umas botas. Esperemos que esta gesta consensual dê bons resultados no interior do próprio governo. Contudo, seria preferível que chamasse à liça o termo  "com senso". Ou seja, que se conseguisse meter senso na desvairada dupla Passos/Gaspar. Teria valido a pena a  contratação de Maduro. Mas será que é possível?

 

MG

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:01


2 comentários

Imagem de perfil

De golimix a 19.04.2013 às 16:54

Ora, senso naquelas cabeças?

Humm... está-me a perecer que não temos aqui consenso

Bom fim de semana
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 22.04.2013 às 15:55

Pois, é mais dificil meter senso naquelas cabeças que passar um carro pelo túnel do Marão, pois estão completamemte suspensas de inteligência.

Comentar post





Comentários recentes