Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Nação valente, ao sul

Odeleite Cabeça do dragão azul

Nação valente, ao sul

Odeleite Cabeça do dragão azul

21 Fev, 2013

Grandolada

A Grândola está a ser adoptada como senha de movimentos de contestação informal, isto é sem enquadramento partidário. Cantar a canção de Zeca Afonso foi a forma de expressão mais eficaz de tornarem a contestação visível. Não vejo nestas acções pacíficas de protesto, qualquer limitação da liberdade dos governantes, como deputados PSD e outros papas da opinião (ex: Barreto) querem fazer crer. É que o conceito de liberdade não pode ser unívoco como muito bem se lembra neste texto:

 

"Num país onde todas as conquistas sociais estão sendo devoradas em nome dos desvios colossais inventados ou criados premeditadamente por Gaspar a grandolada que foi dada a Relvas despertou vários lutadores pelas liberdades. Lutadores que não levantaram a voz contra a destruição grosseira de direitos sociais, mas vieram a público defender a liberdade de quem se faz acompanhar de segurança, de quem manda na televisão pública, de quem tem uma das vozes mais ouvidas deste país.

 
O que António Barreto e outros defenderam não foi a liberdade de expressão de Miguel Relvas, esse fala pelos cotovelos e tem uma televisão por sua conta, para não falar dos amigos da Ongoing, dos compadres do Dias Loureiro e do pessoal das secretas, ou dos patrões do DN ou da Cofina. O que ele defenderam foi que os portugueses deviam ser obrigados a ouvir Relvas." (blog jumento)
 
O ministro Relvas portador de um sorriso do qual transparece gozação, é o exemplo do que de pior existe na política. Mas esse é um dos preços da democracia como regime tolerante e livre. O risco que se corre é que este e outros Relvas ocultos, sem escrúpulos, e bem piores, podem pôr em risco a própria democracia. Não são certamente meia dúzia de manifestantes (designados por alguns comentadores como perigosos totalitaristas) gritando slogans, que o farão. Mas está provado que uma pequena fagulha pode incendiar a pradaria. E se a Grândola crescer até se transformar em grandolada pode ser o caminho para o fim da destruição do país. A democracia não se pode resumir a ganhar eleições, para depois governar com medidas que não estavam no contrato eleitoral. Aí sim estamos a desrespeitar a liberdade. Por muito menos e sem razão plausível, estes senhores, derrubaram o governo anterior a meio do mandato. E não vi nenhuma indignação de anti-democraticidade da parte dos agora ofendidos democratas.
 
MG    

1 comentário

Comentar post