Teoria Ulrich
Ninguém entende o homem. Tendo-lhe sido perguntado se o povo aguenta mais austeridade, respondeu: aguenta, aguenta! Caiu o Carmo e a Trindade. Não entendo. Mas afinal não falou verdade? Não aguentou serenamente quarenta anos de ditadura? Não aguentou em silêncio comendo medo? Não aguentou a violência dos esbirros da PIDE quando mostrou coragem?
Ninguém entende o homem mesmo quando tenta clarificar o seu pensamento: se até os sem-abrigo aguentam porque não havemos de aguentar nós, acrescentou Fernando Ulrich. Brilhante. Mostra que o homem sabe ler a História. Então os servos da gleba na Idade Média, mesmo morrendo como tordos, não aguentaram? Então os escravos que alimentaram impérios e vaidades durante séculos não aguentaram? Então os índios americanos não aguentaram o processo de eliminação dos colonizadores?
A teoria Ulrich talvez inspirada no sermão de Santo António aos peixes do padre Vieira, onde os peixes grandes comem naturalmente os pequenos, remete para o funcionamento das leis da natureza. Os mais pequenos existem porque os grandes precisam deles para garantir a sua existência. O Contrato de Rosseau terá sido um mero iato para justificar a regra. Se não para que teriam sido inventados ? E para bem cumprirem o seu papel foram programados para aguentar. Ulrich não disse nada de novo. A História dá a sensação de caminhar de forma rectilinea rumo a mundo perfeito, mas na realidade desloca-se aos ziguezagues e com avanços e recuos. E isto continuará a acontecer enquanto o mundo for dominado por "ulrichs".
MG