Milagre?
sorisomail.com
Tenho lido artigos na imprensa a glorificar a redução da despesa pública pelo governo Passos/Gaspar. Para alguns destes escribas roça as raias de milagre. Milagre? Milagre é multiplicar os pães e os peixes. Milagre não é pôr os crentes a pão e água. Milagre é curar os enfermos. Milagre não é reduzir e degradar o serviço de saúde público. Milagre é promover a igualdade. Milagre não é acentuar as desigualdades.
A redução da despesa pública pela dupla Passos /Gaspar é uma falácia, expressa no corte na prestação de cuidados médicos, na degradação da qualidade do ensino com maiores turmas e menos professores e nesse verdadeiro ovo de Colombo que é baixar sem respeito pela Constituição, coercivamente, os salários na função pública. Esta forma genial de reduzir despesa se não fosse grave era anedótica. Qualquer observador atento e com dois dedos de testa sabe que uma diminuição generalizada de salários tem reflexos imediatos no consumo e por consequência na cobrança de impostos. Só um ET do lado negro da força é que faria uma previsão de aumento de receitas com este cenário.
Há um velho lugar comum que diz que pior que errar é persistir no mesmo erro. Tudo indica que esta gente se prepara para o repetir. E também há quem afirme que só os burros não mudam. Mas se assim é qual é a solução? Talvez fosse fazer o milagre de expulsar estes novos vendilhões da nossa dignidade.
MG