Somos todos gregos
Somos todos gregos. Vemo-nos todos gregos. É um disparate esta ideia que o politicamente correcto está a fazer passar, de que não somos gregos. A verdade é que somos gregos historicamente e culturalmente. Na Grécia estão as raízes que deram origem à nossa civilização, quando os germanos viviam ainda num estado tribal e por isso chamados de bárbaros. Somos com a Grécia simples marinheiros no barco o europeu, hoje comandado pela prepotência germânica.
É certo que os gregos como todos os europeus consumiram acima dos níveis de produção. Mas quem os (nos) incentivou a consumir? Não foram os sacrossantos mercados no interesse dos seus lucros? Porque diabo os gregos compraram aviões e submarinos alemães? Não foi para desenvolver a indústria alemã e ajudar a reerguer a sua economia no pós unificação?
A Alemanha falta-lhe berço e cultura humanista. A Alemanha é como um eucalipto. Tem alimentado as suas raízes com o humus tirado aos povos europeus. Foi secando tudo à sua volta. E depois de exaurir os gregos, vai exaurir os portugueses, os espanhóis, os italianos, os franceses... até não restar mais nada. Por fim morre de inacção. A não ser que, enquanto é tempo, os povos europeus percebam que somos todos gregos e que se devem unir para pôr fim a esta aventura de irracionalidade.
MG