Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O novo triunfo dos porcos

por Naçao Valente, em 17.01.12

 

oindefectivel.blogspot.com

 

Na fábula/metáfora de George Orwell, o Triunfo dos porcos, faz-se uma crítica aos regimes ditatoriais e mais especificamente  ao grande ditador Estaline. No tempo em que Orwell escreveu esta ficção, a ameaça número 1 às democracias ocidentais eram os regimes comunistas. Daí o estabelecimento da guerra fria que manteve o mundo em paz (com excepção de alguns conflitos regionais) durante cerca de meio século. Este inimigo ,estava referenciado e tinha rosto. O maior inimigo do regime democrático nos tempos que correm é muito mais subtil. Não tem cara visível, nem ideologia. Esconde-se atrás de entidades abstractas designadas mercados ou agências de rating. É manhoso, desumano e cruel. Não respeita valores, nem direitos humanos, nem regimes. Só lhe interessa o lucro a qualquer preço. É a maior ameaça à democracia. É  um novo triunfo dos porcos, um verdadeiro perigo que precisa de ser atirado, rapidamente para o caixote do lixo da história, porque este sim é verdadeiro lixo.

 

MG

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:17


5 comentários

Imagem de perfil

De golimix a 18.01.2012 às 12:46

No entanto parece que há uma certa resistência, por parte de quem tem o "poder" de abrir a tampa do caixote, do lixo claro!
Enquanto a tampa não é aberta temos que levar com esta putrefação pelo nariz acima...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 18.01.2012 às 21:24

Pois é, não há ninguém que queira ou seja capaz de abrir a tampa, mas não podem dizer que não têm sido avisados. Obrigado pelos elogios ,generosos ,a textos que escrevo.
Sem imagem de perfil

De artesaoocioso a 19.01.2012 às 22:48

Assino por baixo: a globalização económico-financeira e a globalização ideológica são um inimigo perigoso e tem o objectivo de destruir os regimes democráticos.
Cumprimentos.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.01.2012 às 01:03

Não sei, caro artesão, se derrubar a democracia é o objectivo, mas que podem contribuír, objectivamente, para isso, não tenho dúviddas.

cumprimentos
Sem imagem de perfil

De artesaoocioso a 21.01.2012 às 12:23

Caro amigo,
Como sou um velho pessimista não ten ho qualquer dúvida.
Se estiver enganado melhor para todos nós.
Cumprimentos

Comentar post





Comentários recentes