Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Nação valente, ao sul

Odeleite Cabeça do dragão azul

Nação valente, ao sul

Odeleite Cabeça do dragão azul

15 Jan, 2010

Haiti

 I

Um sismo de grandes e terríveis proporções atingiu este país. Para além da calamidade natural inevitável e imprevisível, é preciso lembrar  a situação de precariedade em que vive a maioria dos seus habitantes: pobreza extrema, habitação deplorável, serviços inexistentes. E isto ao contrário do cataclismo, seria evitável se o sistema económico que domina o mundo fosse mais justo.

II

As primeiras imagens do terramoto mostram uma população completamente abandonada, entregue a si própria e sem meios para responder à situação: não se vislumbra a existência de um Estado, nem uma réstea de protecção civil, nem uma migalha de qualquer serviço público de apoio. Apenas gente desamparada e entregue a si própria. E isto também é consequência do cinismo que governa o mundo.

III

Três dias depois, a comunidade internacional começa, finalmente  mexer-se . Entretanto quantas vidas que poderiam ser salvas se perderam ?quanto sofrimento poderia ter sido evitado? E que isto sirva de reflexão aos poderosos do mundo. Esta e outras tragédias poderão ser minimizadas se houver a coragem de criar um sistema que distribua a riqueza de forma mais equitativa.

mateus