Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Nação valente, ao sul

Odeleite Cabeça do dragão azul

Nação valente, ao sul

Odeleite Cabeça do dragão azul

06 Jan, 2010

Cantar os Reis BRVR

  Hoje é dia de reis. Não daqueles reis que ao longo dos séculos criaram ou destruiram paises, não daqueles reis de ceptro e coroa, hoje em vias de extinção, mas dos verdadeiros reis, os guardiões da sabedoria e dos valores do espírito e que se enraizaram nas tradições da religiosidade popular.

Aqui divulgamos e recordamos uma tradição popular existente no concelho de Alenquer, designada como "Cantar dos Reis" e constituída por  por uma linguagem pictórica e coral. .Para o efeito e com a devida vénia,vamos servir-nos de um roteiro intitulado, Concelho de Alenquer, Subsídios para um roteiro de Arte e Etnografia, volume 2.

Escrevem os autores: " Quem percorre o nosso concelho, com frequência, já deve ter reparado nuns desenhos característicos pintados, nas paredes, ornando, lateralmente portas de casario. è costume pintarem-se estrelas,flores, corações e vasos...para uma melhor compreensão dos conteúdos de linguagem do canto e da pintura dos Reis, apresentamos separadamente cada uma das suas linguagens".

Zeca