Que democracia?
Há cerca de trinta e sete anos que existe, ininterruptamente, democracia em Portugal. No entanto, é com tristeza que vejo nos mais variados comportamentos, tiques ditatoriais. É com preocupação que constato que muitos cidadãos, ainda não perceberam que a nossa liberdade termina onde começa a dos outros.
Sem pôr em causa a justeza da luta, a recente paralisação dos camionistas comprova o que acabo de escrever: tentativas de bloqueio, apedrejamentos, chicoespertismo ( colocar viaturas em locais estratégicos dizendo que se encontram avariadas) e cereja em cima do bolo, com as declarações de uma empresária de camionagem a defender perante as câmaras televisivas que era preciso e legítimo obrigar a paralisar, a bem ou a mal, os que, no seu direito queriam continuar a trabalhar .
A democracia instituida por Decreto tem apenas um carácter formal. A verdadeira democracia aprende-se, faz parte de uma formação cívica de uma mudança de mentalidade que respeite as opiniões e as atitudes individuais. Chego à conclusão que nesta área fundamental para existência de espírito democrático, há um rotundo fracasso.
MG