Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Nação valente, ao sul

Odeleite Cabeça do dragão azul

Nação valente, ao sul

Odeleite Cabeça do dragão azul

A expressão saloio era atribuída aos habitantes dos concelhos rurais situados a norte de Lisboa. A designação abrangia os cidadãos que se dedicavam à produção e comércio de produtos agrícolas. Tipicamente ainda aparecem representados no seu vestuário com colete e barrete. Mas para além da situação típica de saloio associado a uma zona e a uma actividade e com significado depreciativo de alguém que vive fora da modernidade, existe nesta perspectiva a mentalidade de saloio ou seja e como diz o dicionário Priberam da Língua Portuguesa: parolo, rústico, finório, manhoso,velhaco.

 

Lamento dizê-lo mas o meu país está nas mãos deste tipo de saloio. Começa ao mais alto nível no chefe do executivo, continua no seu vice e em muitos ministros e deputados e termina no expoente máximo da saloiice, a Presidência da República exercida pelo cidadão Cavaco Silva, o saloio-mor. Podemos referir vários exemplos da velhaquice porque se pauta o actual poder político. Um exemplo recente da parolice é forma como estão a ser tratados os cortes das reformas da função pública. Falam de convergência, de privilégios, de injustiças. Procuram considerar estes pensionistas fora da lei. Deputados da maioria no Parlamento afirmam que são apenas trezentos mil os abrangidos. Leia-se apenas trezentos mil votos em três milhões. Nunca vi maior desplante. Estes parolos armados em finórios não merecem um pingo de respeito.

 

Fazer o quê quando na cúpula do Estado está um rústico disfarçado de fato e gravata. Está ali o rei da manhosice. Veja-se: chamou ao diploma sobre os cortes nas pensões imposto extraordinário. Se isto não é um manhoso finório o que será? Note-se a diferença. Se é um imposto transitório já não é um corte. Procura assim tirar os argumentos ao Tribunal Constitucional para chumbar o diploma. Esta saloiada só tem paralelo na ditadura do Estado Novo mas é muito mais perigosa. Actua sob o manto diáfano da democracia e está a dinamitar a unidade nacional atirando cidadãos contra cidadãos.Cria um clima de guerra civil por enquanto apenas mental.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.