Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Nação valente, ao sul

Odeleite Cabeça do dragão azul

Nação valente, ao sul

Odeleite Cabeça do dragão azul

menagerie.helenabarbas.net

 

 Na próxima semana vai tomar posse o governo resultante das últimas eleições legislativas. Sabemos qual a sua constituição, mas falta saber qual o seu programa. Em muitas áreas aplicará  inevitavelmente o programa da troika. Noutras prevê-se uma governação mais liberal, com medidas que limitarão o estado social. Deseja-se ao menos que não o destruam.

 

 Aqueles que focaram toda a campanha, na responsabilização da situação do país, apenas à acção do governo em funções, vão agora mudar de discurso e referir a influência da crise internacional, no condicionamento e evolução das suas políticas. Na governação como na vida não há soluções mágicas, nem pessoas providenciais. A política é a arte do possível, de acordo com conjunturas e contextos. E na conjuntura que passamos, governar não vai ser fácil. Desde que regressou a democracia, não tenho memória de nenhum governo de direita ter governado em tempo de vacas magras. Será curioso constatar, como vão agora actuar, os que os endividaram o país, mesmo quando o dinheiro corria por uma telha. 

 

Tenho ouvido dizer que o novo governo não pode errar. Disparate. O erro faz parte da natureza humana. E apesar de tudo, considero que estes ministros não são extraterrestres. Irão errar como todos os outros e temos de considerar isso natural. Caso contrário teríamos regressado todos ao mitológico paraíso terreno onde pelos vistos a vida era uma pasmaceira.

 

MG

2 comentários

Comentar post